23/01/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Simpósio debaterá Trichoderma, principal agente de controle biológico do mundo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Zayame Vegette Pinto

Zayame Vegette Pinto - Trichoderma

Trichoderma

Será realizado em 23 de fevereiro, das 9 às 12h, na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) o Simpósio Trichoderma: o mais importante agente de controle biológico de doenças de plantas, organizado pelo pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Wagner Bettiol, em parceria com a Universidade de Salamanca (Espanha), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Ballagro Agro Tecnologia Ltda.

Conforme Bettiol, que fará a palestra de abertura com o tema "Controle biológico: o que precisamos fazer para continuarmos líderes mundiais?" o Trichoderma é o principal agente de biocontrole de doenças de plantas comercializado no Brasil. "Portanto", enfatiza,"o entendimento de seus mecanismos de ação é fundamental para a sua utilização na agricultura, visando ao controle de fitopatógenos”.

O professor da Universidade de Salamanca Enrique Monte irá apresentar como os diálogos Trichoderma x Planta e Planta x Trichoderma são fundamentais para o controle biológico de doenças de plantas. “A principal característica que define o gênero Trichoderma é o seu “oportunismo”, ou seja, sua enorme capacidade para colonizar qualquer substrato em qualquer ambiente, desde a Antártida até o Caribe ou o deserto de Saara”, destaca Monte.

Para adaptar-se a tantos ambientes, salienta Monte, “as espécies de Trichoderma desenvolveram a capacidade de produzir uma grande quantidade de enzimas extracelulares e sistemas muito eficazes de resistência, reparação de danos celulares e moleculares, que permite adaptar-se e sobreviver em condições muito adversas”.

O pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Sergio Mazaro irá abordar o tema "Trichoderma: indispensável no manejo de doenças da soja". De acordo com ele, a introdução de Trichoderma no sistema de manejo é fundamental para obter sucesso no controle de fitopatógenos habitantes do solo.

"As espécies desse fungo têm sido exploradas pelas suas principais habilidades, que são a produção de enzimas com importantes aplicações biotecnológicas e a capacidade de controlar patógenos de plantas por meio de diferentes mecanismos de ação, com destaque para o micoparasitismo, a antibiose, a competição por substratos e nutrientes, e a indução de resistência das plantas", explica Mazaro.

A inscrição é gratuita e pode ser feita neste link.

Programa

9h - Abertura
9h05 - Controle biológico: o que precisamos fazer para continuarmos líderes mundiais? - Wagner Bettiol (Embrapa Meio Ambiente)

9h30 - Diálogos Trichoderma x planta Planta x Trichoderma: fundamentais para o controle biológico de doenças de plantas - Enrique Monte (Universidade de Salamanca)

10h30 - Trichoderma: indispensável no manejo de doenças da soja - Sérgio Mazaro (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

11h10 - Discussão

12h - Encerramento.

Cristina Tordin (MTb 28.499/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 3311 2608

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/