31/01/24 |   Fixação Biológica de Nitrogênio

Embrapa sediará evento de abertura das comemorações do centenário de Johanna Döbereiner

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O ano de 2024 marca o centenário de nascimento da cientista Johanna Döbereiner, e a Embrapa, junto com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e outros parceiros, está organizando uma série de ações para comemorar o marco. A abertura dessas ações será no dia 20 de fevereiro, a partir das 10 horas, na Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ), com a realização de duas mesas-redondas sobre a pesquisadora.

A cerimônia contará com a presença da presidente da Embrapa, Sílvia Massruhá, que estará na mesa de abertura ao lado da presidente da ABC, Helena Nader, do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine, e de Osvaldo Moraes, diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Além de ressaltar a importância de Johanna para o cenário científico nacional e para a agricultura brasileira, o evento abrirá as portas aos presentes para aquele que foi o principal local de trabalho da pesquisadora. Os visitantes poderão conferir o acervo da chamada “Sala JD”, com algumas das lembranças deixadas pela cientista, que foi a primeira chefe-geral da Embrapa Agrobiologia, e ainda terão a oportunidade de prestigiar o recebimento, na Unidade, de um busto de bronze esculpido pelo artista plástico Mario Pitanguy em homenagem à Johanna, cedido pelo secretário de Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Inovação do município de Seropédica, Carlos Alberto Machado de Freitas, e pelas empresas Gás Verde e EPL Brasil.

As mesas-redondas serão transmitidas on-line pelo YouTube, aqui.

As ações do centenário estão sendo idealizadas por um comitê organizador formado por representantes da Academia Brasileira de Ciências, Embrapa, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) e Universidade Federal do Paraná.
 

Confira abaixo a programação do evento de abertura:

10h Recepção dos convidados

10h30 Mesa-redonda Abertura do ano do centenário de nascimento de Johanna Dobereiner - a revolução biológica na agricultura
Silvia Massruhá (Embrapa)
Helena Nader (ABC)
Renato Janine (SBPC)
Osvaldo Moraes (MCTI)

11h10 Mesa-redonda Johanna, a mulher cientista e seu legado para a formação de cientistas, empresários e seu compromisso com a comunicação para a sociedade. 
Moderação: Avilio Franco (ABC)
Ivo Baldani (Embrapa Agrobiologia)
Mariangela Hungria (Embrapa Soja)
Everaldo Zonta (UFRRJ)
Solon Araújo (Associação Nacional de Produtores e Importadores de Inoculantes - ANPII)
Sergio Brandão (Jornalista)
Christian Döbereiner (filho de Johanna)

12h10 Inauguração de escultura em homenagem à Johanna Döbereiner e encerramento.
 

Quem foi Johanna Döbereiner?

Acesse o site que conta um pouco da vida desta grande cientista.

Liliane Bello (MTb 01766/GO)
Embrapa Agrobiologia

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

johanna-dobereinereventohomemagemmulheres-na-ciencia