03/02/24 |   Agroecologia e produção orgânica  Transferência de Tecnologia

Embrapa Pantanal presente na 36º edição do Show Rural Coopavel

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Maicon Reginatto

Maicon Reginatto - Maior evento do agronegócio do hemisfério sul

Maior evento do agronegócio do hemisfério sul

Com o propósito de difundir conhecimento, tecnologia e oportunidades para toda a cadeia do agronegócio, será realizado, entre os dias 05 a 09 de fevereiro de 2024, na cidade de Cascavel/Paraná, a 36ª edição do Show Rural Coopavel. Segundo dados da organização, este é o maior evento do agronegócio do hemisfério sul e na edição de 2023 recebeu 384.122 visitantes. Estarão participando do Show Rural onze Unidades da Embrapa apresentando tecnologias na Casa da Embrapa e na Vitrine Tecnológica de Agroecologia Vilson Nilson Redel -VITAL. A equipe da Embrapa Pantanal estará presente no Vital, juntamente com as Unidades da Embrapa Clima Temperado e Hortaliças. Também cederam materiais que serão apresentados na Vitrina: Mandioca e Fruticultura, Milho e Sorgo, Arroz e Feijão, Soja e Embrapa Algodão. 

O Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pantanal, Thiago Coppola, explica que a Unidade de Corumbá tem participação no Show Rural Coopavel desde 2006 e, durante estes anos, foram apresentadas diversas tecnologias e práticas de manejo sustentadas a pequenos, médios e grandes produtores no espaço “Casa Embrapa”. “Também de forma frequente participamos da VITAL, expondo tecnologias e práticas agroecológicas, nos juntando as 70 tecnologias que são apresentadas por outras unidades da Embrapa e parceiros. A presença da unidade é importante pois atende diversos públicos como alunos de graduação e pós-graduação, técnicos, extensionistas, pesquisadores e setores rurais. É um evento movimentado, uma oportunidade ímpar de estarmos próximos do nosso público com o objetivo de levar até eles nossos conhecimentos e tecnologias disponíveis para a sociedade, prospectar demandas, trocar experiências e trazer novas parcerias de cunho social e mercadológico”, detalha Coppola.

“VITAL: 20 anos preservando a diversidade e a vida”

Criada em 2003, a partir de uma iniciativa da Embrapa Soja, com participação da Embrapa Agrobiologia e Emater Paraná, A Vitrine Tecnológica de Agroecologia completa 20 anos nesta edição, ocupando um espaço privilegiado de 4,4 mil metros quadrados dentro do Show Rural Coopavel. Ao longo dos anos, a  Vital evoluiu para um sistema integrado de produção agroecológica. 

Segundo Alberto Feiden, pesquisador da Embrapa Pantanal, professor PGDRS-Unioeste e participante das atividades da Vitrine desde sua criação, a Vital tem como objetivo socializar e promover a agroecologia, expondo um sistema integrado de produção agroecológica, simulando uma pequena propriedade. “Os números obtidos na edição 2023 da Vitrine representam parte deste trabalho coletivo: mais de 70 tecnologias de manejo e mais de 300 espécies de cultivo foram apresentadas em 7 áreas temáticas: Mandala de Plantas Medicinais; Grãos e Cultura Anual; Olericultura; Sistemas Agroflorestais; Alternativas para Pecuária; Certificação orgânica e uma área mista com Culturas de Cobertura, Batata-doce, Horta Doméstica, Saneamento Rural e Bioconstruções - exposta dentro do espaço de 4,4 mil metros quadrados, e recebeu mais de 115.000 visitantes durante os 7 dias do evento”, explicou Alberto.

“Trata-se de uma ação conjunta: desde o planejamento, implementação e condução da área entre várias instituições e organizações da região oeste do Paraná e de todo o país, com o objetivo comum de financiar tecnologias para a agricultura orgânica. As reproduções de  pequenas propriedades rurais são organizadas em áreas temáticas, onde o público visitante tem a possibilidade de caminhar pelo espaço e interagir com os profissionais presentes na semana do evento”, detalha o pesquisador.

Os temas apresentados na Vitrine Tecnológica de Agroecologia em 2024 são: Mandala (plantas medicinais e PANC nativas), Culturas anuais (soja, milho, arroz, gergelim, feijão, amendoim), Olericultura a campo com foco em SPDH- Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (alface, quiabo, pepino, abobrinha), além de culturas como tomate, alho-poró, cenoura, SAF-Sistema Agroflorestal (frutas nativas, espécies arbóreas, culturas anuais), Horta caseira (cultivos de condimentares e hortaliças em pequenos espaços) , Plantas de cobertura (mucunas, feijão-de-porco, crotalárias), Variedades de Batata-doce e morangos, Pecuária (homeopatia e pastagens), alimentação alternativa-capim Kurumi e capiaçu, moringa, Certificação Orgânica -Programa Paraná Mais Orgânico (Tecpar e Ecovida).

Uma novidade para este ano é a “Trilha do Conhecimento Sustentável” - uma tenda que apresentará um breve histórico da VITAL, além de pôsteres de trabalhos e projetos de diversas instituições parceiras relacionadas com a agroecologia, produção orgânica e sustentabilidade.

Para as comemorações dos 20 anos da VITAL, as ações foram organizadas por 12 entidades parceiras: Coopavel, CeaCampo, Biolabore, CAPA, Gebana, Unioeste, PMO/SETI, IDR-Paraná, UFPR, UFFS, Embrapa e ITAIPU Binacional). A ITAIPU Binacional também é uma instituição patrocinada pela Vital este ano.

Pesquisadores da Embrapa serão homenageados

Parte das comemorações dos 20ª anos da Vital incluirá uma cerimônia para homenagear os pioneiros, personalidades fundamentais para a criação e realização da Vitrine ao longo de todas estas edições. O evento ocorrerá no dia 06 de fevereiro, às 10h, no espaço Vital Show Rural Coopavel. Serão homenageados 18 pioneiros que ao longo destes vinte anos foram essenciais para a evolução da Vital.   Entre eles, quatro pesquisadores da Embrapa: Lineu Alberto Domit, atualmente na Embrapa Hortaliças, que foi o criador do espaço, como então chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Soja; Alberto Feiden, no início da Embrapa Agrobiologia e desde 2006 participante da Embrapa Pantanal; Claudine Dinali Santos Seixas da Embrapa Soja e Maria Izabel Radomski (in memórian) da Embrapa Florestas.

Lançamento de cartilha

Cartilha: Era assim ou foi veneno  Nossos corpos e nossos territórios expostos aos agrotóxicos” publicado pelo FONASC (Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas), Fiocruz MS, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Embrapa Pantanal, é um Produto do projeto “Impactos dos Agrotóxicos nas comunidades de povos tradicionais em Mato Grosso do Sul - direitos à saúde ambiental e humana”, financiado pela Fundação Heinrich Böll e Fundação OAK, coordenado pela professora Alexandra Penedo Pinho da UFMS.

A cartilha tem como objetivo orientar as pessoas das comunidades a observarem e relatarem as alterações na produção vegetal e animal, nas condições ambientais, bem como passar alguns princípios para a observação da saúde da população. Apresenta, ainda, orientações sobre como minimizar os efeitos das contaminações externas e dá orientações sobre como fazer denúncias nos casos de contaminação das comunidades.

www.embrapa.br/showrural

Raquel Brunelli D´avila (DRT 113/MS)
Embrapa Pantanal

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3234-5955

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

showrural2024