05/02/24 |

Dessecação pré-colheita é tema da Vitrine de Tecnologias da Embrapa no Show Rural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Lebna Landgraf

Lebna Landgraf - Embrapa orienta sobre dessecação da soja em pré-colheita

Embrapa orienta sobre dessecação da soja em pré-colheita

Muitos produtores estão se preparando para realizar a colheita da soja, porém, avaliar se a dessecação da soja em pré-colheita traz benefícios ou prejuízos pode ser um desafio. Por isso, esse tema será debatido com os visitantes da Vitrine de Tecnologias da Embrapa no Show Rural Coopavel, a ser realizado de 05 a 09 de fevereiro, em Cascavel (PR). Os pesquisadores Dionísio Gazziero e Fernando Adegas, da Embrapa Soja, estarão esclarecendo sobre a necessidade ou não de realizar o procedimento, os principais critérios técnicos que devem ser adotados, se for necessária a intervenção, e ainda como realizar essa prática a campo com sucesso. “Também vamos compartilhar informações sobre os produtos registrados que podem ser usados para a dessecação e os cuidados na aplicação”, defende Adegas.

Adegas esclarece que a dessecação deve ser feita em duas situações. Uma é quando da existência de plantas daninhas na área a ser colhida, o que poderia dificultar o processo de colheita. “Neste caso, haveria a necessidade de aplicar herbicida para controlar as infestantes e ao mesmo tempo fazer a dessecação para realizar a colheita com sucesso”, explica Adegas. A outra situação seria pela existência de desuniformidade das plantas de soja, pela predominância de haste verde. “Neste caso, a dessecação é recomendada para deixar a área o mais uniforme possível, o que facilita a colheita”, explica Adegas. 

De acordo com o pesquisador, estes são os principais critérios técnicos que determinam a necessidade da dessecação. Porém, Adegas pretende abordar ainda quando o produtor faz a dessecação para antecipar a colheita, com o intuito de realizar a semeadura da segunda safra, que pode ser considerado importante dentro do planejamento dos sistemas de produção. 

Na Vitrine de Tecnologias, haverá uma demonstração da dessecação realizada em época adequada – seguindo os critérios técnicos - dessecação em época imprópria e área sem dessecação. A proposta é mostrar, por exemplo, uma dessecação antecipada, antes do ponto recomendado (que é em estágio R7.2 3 R7.3) quando a matéria seca da planta estaria pronta. Nesta fase, Adegas diz que a cultura está com sua máxima produtividade garantida. “Dessecação antes desse ponto prejudica a produtividade e ainda pode interferir na qualidade do produto”, ressalta o pesquisador.

Confira mais sobre a Embrapa no Show Rural:  www.embrapa.br/showrural

 

Lebna Landgraf (MTB 2903 - PR)
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa

Telefone: (43) 3371-6061 - whatsapp

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

showrural2024