Ações de transferência de tecnologias e comunicação em apoio à recuperação da agricultura da região serrana fluminense

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: FERREIRA, Ana Lúcia

Considerando os grandes prejuízos sofridos pela agricultura da região serrana fluminense em decorrência das fortes chuvas que ocorreram em janeiro de 2011, este projeto incentivou a transferência de tecnologias agroecológicas já desenvolvidas e adaptadas na região, com base em aportes metodológicos participativos que favoreceram a interação entre pesquisadores e agricultores. A intenção foi reverter o quadro de riscos ambientais e econômicos da agricultura familiar da região, além de diversificar a produção e, consequentemente, as fontes de renda dos produtores, atenuando, acima de tudo, os estragos e prejuízos identificados nas áreas agrícolas.
As ações em campo foram desenvolvidas em comunidades de referência, selecionadas com base na concentração de agricultores familiares e no grau de prejuízos sofridos com as chuvas de janeiro de 2011. Paralelamente, foi estabelecida uma rede de propriedades de referência com histórico de adoção de tecnologias e processos adaptados e validados nas condições do ambiente de montanha. Assim, viabilizou-se o intercâmbio de experiências entre essas propriedades e os agricultores das comunidades de referência.
Como forma de demonstrar e ampliar os resultados das experiências, essas propriedades foram utilizadas como espaços didáticos e motivadores, sediando dias de campo com agricultores familiares de diversas comunidades e também técnicos com atuação na região. Também foram promovidos seminários e desenvolvidas publicações específicas relacionadas a tecnologias e processos adequados à realidade ambiental da região serrana.

Ecossistema: Floresta Atlântica

Situação: concluído Data de Início: Thu Mar 01 00:00:00 GMT-03:00 2012 Data de Finalização: Sat Feb 28 00:00:00 GMT-03:00 2015

Unidade Lider: Embrapa Agrobiologia

Líder de projeto: Renato Linhares de Assis

Contato: renato.assis@embrapa.br

Galeria de imagens