Criação da Rede Brasileira de Pesquisa em Mapeamento Digital de Solos Visando à Elaboração de Projetos para o Mapeamento Digital em Alta Resolução dos Solos do Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"

Os rumos e a sustentabilidade da agricultura brasileira dependem do conhecimento detalhado dos solos.

O Brasil precisa urgentemente atualizar seus dados e informações de solos. Nesse contexto, existe uma iniciativa de mapeamento global de solos, coordenada pelo Consórcio GlobalSoilMap, no qual o Brasil é líder do grupo de países latinoamericanos e caribenhos.

No Mapeamento Digital de Solos (MDS), utiliza-se informação de solos existentes, aliada a novas tecnologias (imagens de sensores remotos, sistemas de informação geográfica, instrumentos para a coleta in situ e georreferenciada), os quais permitem, através de modelagem matemática, a elaboração de mapas detalhados de diversos atributos do solo.

O objetivo desta proposta é a criação da Rede Brasileira de Pesquisa em Mapeamento Digital de Solos - RedeMDS, que terá a função de organizar o grupo de pesquisadores em MDS do Brasil para avançar as pesquisas em MDS e elaborar projetos em rede e com ampla abrangência para o mapeamento dos solos brasileiros em alta resolução.

"

Situação: concluído Data de Início: Fri Apr 01 00:00:00 GMT-03:00 2011 Data de Finalização: Mon Mar 31 00:00:00 GMT-03:00 2014

Unidade Lider: Embrapa Solos

Líder de projeto: Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin

Contato: lourdes.mendonca@embrapa.br