Práticas conservacionistas no manejo da cana-de-açúcar: produtividade e qualidade ambiental

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: URQUIAGA, Segundo S. C.

Esta pesquisa se propõe a avaliar práticas agrícolas conservacionistas e propor adaptações no sistema de produção de cana-de-açúcar, visando produtividades competitivas e qualidade ambiental.


A sustentabilidade dos atuais sistemas de produção de cana-de-açúcar está em questionamento pela sociedade, principalmente, nos aspectos ambientais e sociais do conceito. Dentro do aspecto ambiental existem iniciativas de melhoria do próprio setor sucroenergético, como o uso de controle biológico de pragas, o aproveitamento de resíduos agroindustriais e mais recentemente da eliminação da queima na operação de colheita. Esta última iniciativa permite a manutenção da palhada remanescente sobre a superfície do solo e também fortalece a opção de não revolvimento durante o período de preparo do solo para a reforma, um dos princípios do plantio direto.


Entretanto, mesmo com este panorama ainda existe grande resistência do setor em adotar tais práticas, incluindo-se também a fixação biológica de nitrogênio que pode reduzir sensivelmente a dependência da cultura no uso de fertilizantes nitrogenados, por receio de queda de produtividade e problemas de compactação de solo.


Entre as práticas a serem testadas encontram-se a manutenção de quantidades definidas de palhada, diferentes preparos de solo, com destaque para o plantio direto, e o uso de FBN - fixação biológica de nitrogênio associado ou não a essas práticas.


Nesta iniciativa serão executadas atividades que permeiam as possíveis alterações sobre o recurso água no solo, emissões de gases de efeito estufa, atributos físicos químicos e biológicos do solo, parâmetros fitotécnicos e tecnológicos da planta e os aspectos energéticos e econômicos, tendo em vista adaptações ou soluções mais sustentáveis para a produção de cana-de-açúcar.

Ecossistema: Região dos Cerrados

Situação: concluído Data de Início: Sat Sep 01 00:00:00 GMT-03:00 2012 Data de Finalização: Thu Jun 30 00:00:00 GMT-03:00 2016

Unidade Lider: Embrapa Meio Ambiente

Líder de projeto: Nilza Patricia Ramos

Contato: nilza.ramos@embrapa.br

Galeria de imagens