Consequências da seca sobre a alocação de carbono em plantações de eucaliptos: um experimento de marcação com 13C-CO2 para avaliar os efeitos da adubação potássica.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

No Brasil, muitas plantações de eucalipto estão localizadas em regiões sujeitas a períodos de déficit hídrico e em solos pobres em potássio.


O objetivo deste projeto é avaliar o controle dos parâmetros ambientais (disponibilidade de potássio em água) na dinâmica da alocação do C assimilado em árvores de Eucalyptus grandis.


As interações entre o déficit hídrico e a adubação potássica sobre o crescimento e a ecofisiologia das plantações de Eucalyptus grandis estão sendo avaliadas num experimento manipulando a disponibilidade de potássio (K) e de água na escala do ecossistema. Variáveis ecofisiológicas importantes para entender o funcionamento hídrico e a alocação de carbono (C) estão sendo monitoradas durante os três primeiros anos de crescimento. Esta abordagem fornecerá uma visão global das mudanças de alocação de C em resposta às condições ambientais, mas não permitirá a compreensão dos mecanismos finos. O presente projeto usará isótopos do carbono como traçadores in situ para avaliar a influência do ambiente (água e potássio) sobre a dinâmica do carbono nos ecossistemas de eucaliptos. Propõe-se quantificar os fluxos de 13C em diferentes partes das árvores, na biomassa microbiana e nos fluxos de respiração acima e dentro do solo, após marcação in situ com 13C-CO2.


Situação: concluído Data de Início: Fri Jun 01 00:00:00 GMT-03:00 2012 Data de Finalização: Sat May 31 00:00:00 GMT-03:00 2014

Unidade Lider: Embrapa Meio Ambiente

Líder de projeto: Osvaldo Machado Rodrigues Cabral

Contato: osvaldo.cabral@embrapa.br