Alterações bioquímicas, hematológicas e acúmulo em tilápia pela exposição a misturas de herbicidas da cultura canavieira.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: LANZETTA, Paulo

A cultura agrícola predominante no estado de São Paulo é a cana-de-açúcar, compreendendo, aproximadamente, cinco milhões de hectares plantados e uma produção anual de 328 milhões de toneladas. O impacto da utilização de herbicidas sobre a qualidade das águas superficiais e subterrâneas, entretanto, é pouco conhecido e tem sido alvo de estudos em todo o mundo. Em alguns destes estudos, já foram observados efeitos mutagênicos e genotóxicos em peixes expostos a herbicidas.

A mistura de herbicidas no tanque de pulverização é uma prática comum entre os produtores, ainda que seja proibida por lei. Assim sendo, o objetivo deste estudo é avaliar a toxicidade de misturas de herbicidas contendo os compostos tebutiuron, ametrina, diuron e hexazinona em tilapias, através de estudos de exposição a curto e longo prazo. Estes herbicidas foram escolhidos para o estudo por serem amplamente empregados na cultura canavieira.

O projeto prevê a avaliação de parâmetros de letalidade para os organismos em curto prazo, além dos efeitos em parâmetros hematológicos e bioquímicos decorrentes de exposições subletais. Com estes dados, será avaliada a bioconcentração dos compostos em função do tempo bem como a depleção dos mesmos dos tecidos.

Espera-se que com os resultados obtidos neste trabalho seja possível determinar o potencial toxicológico das misturas de herbicidas testadas para a tilápia, Espera-se também disponibilizar informações que auxiliem políticas públicas quanto ao estabelecimento de concentrações máximas permissíveis de contaminantes nos corpos de água, visando à proteção das comunidades aquáticas e da saúde pública no que se refere ao consumo de fontes proteicas.


Situação: concluído Data de Início: Thu Nov 01 00:00:00 GMT-03:00 2012 Data de Finalização: Sat Oct 31 00:00:00 GMT-03:00 2015

Unidade Lider: Embrapa Meio Ambiente

Líder de projeto: Claudio Martín Jonsson

Contato: claudio.jonsson@embrapa.br

Galeria de imagens