Isolamento, caracterização e aplicação de rizóbios naturalmente associados à cana-de-açúcar, usando novas estratégias de cultivo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: SANTOS, Maria Goreti Braga dos

O interesse em fontes de energia renováveis e em tecnologias que permitam a mitigação de gases de efeito estufa colocou a cana-de-açúcar, principal produto agrícola do Estado do Rio de Janeiro, sob atenção mundial. Uma estratégia de otimização da produtividade dessa cultura, com diminuição da produção de gases de efeito estufa, é a inoculação com bactérias fixadoras de nitrogênio.
No entanto, estudos sugerem que o processo de fixação biológica de nitrogênio (FBN) nem sempre é responsável pela promoção de crescimento, sendo que outros mecanismos, como a produção de fito-hormônios pelas bactérias, têm um papel importante nesse sentido. Da mesma forma, há indícios de que rizóbios do gênero (Brady)rhizobium teriam papel importante no processo de FBN associado à cana-de-açúcar, embora o isolamento dessas bactérias nunca tenha sido relatado.
Com o intuito de selecionar novos insumos biotecnológicos para o aperfeiçoamento do inoculante para cana-de-açúcar e considerando a provável importância desses rizóbios para a FBN na cultura, este projeto propôs a aplicação de duas novas estratégias para o isolamento dessas bactérias diazotróficas. A primeira implicou no uso de meios e condições diferenciados de cultivo, enquanto a segunda envolveu a captura de rizóbios a partir da utilização de plantas leguminosas que sirvam de isca.

Situação: concluído Data de Início: Thu Nov 01 00:00:00 GMT-03:00 2012 Data de Finalização: Sat Oct 31 00:00:00 GMT-03:00 2015

Unidade Lider: Embrapa Agrobiologia

Líder de projeto: Luc Felicianus Marie Rouws

Contato: luc.rouws@embrapa.br

Galeria de imagens