Validação da geotecnologia Lidar para o aperfeiçoamento de planos de manejo florestal sustentável e ações de transferência da tecnologia Modeflora para público dirigido - Modeflora II

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Este projeto tem como objetivo consolidar o Modelo Digital de Exploração Florestal (Modeflora) como ferramenta de inventário, planejamento, execução e monitoramento florestal, por meio da capacitação dos órgãos ambientais da região norte e de técnicos da iniciativa privada. Além das ações de transferência da tecnologia, será testado o uso da tecnologia Lidar (sensoriamento remoto a laser), visando ao aperfeiçoamento do manejo florestal de precisão na região amazônica.

O Modeflora é uma inovação tecnológica, que integra o Sistema de Posicionamento Global (GPS), o Sistema de Informação Geográfica (SIG) e o Sensoriamento Remoto (SR). O uso desses recursos permite representar previamente no computador os aspectos espaciais da realidade florestal, de modo que o planejamento prévio respeite as características ambientais da área de manejo florestal, com uso de técnicas exploratórias de baixo impacto, redução de custos e ganhos de produtividade.

Ao final do projeto, entre outras ações, pretende-se elevar a tecnologia Modeflora a nível de política pública dentro do Serviço Florestal Brasileiro; validar o uso do Lidar para monitoramento das operações florestais e aumento da precisão da tecnologia Modeflora; e registrar a marca Modeflora para regulamentação de seu uso por terceiros.

Ecossistema: Amazônico

Situação: concluído Data de Início: 11/2013 Data de Finalização: 10/2016

Unidade Lider: Embrapa Acre

Líder de projeto: Evandro Orfano Figueiredo

Contato: evandro.figueiredo@embrapa.br