Mapeamento de Castanhais Nativos e Caracterização Socioambiental e Econômica de Sistemas de Produção da Castanha-do-Brasil na Amazônia (MapCast)

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: SOUZA, Síglia Regina

Bertholletia excelsa (castanheira) é uma espécie que ocorre em terras altas de toda a Bacia Amazônica, cuja importância vai desde questões ecológicas a sociais. Atualmente, mais de 55 mil pessoas têm seu sustento no extrativismo da castanha-do-brasil. Recomendações de práticas de manejo de castanhais nativos são encontradas em diferentes tipos de documentos técnicos, onde em praticamente todos os casos seguem critérios padronizados para melhoria da qualidade do produto e sustentabilidade da atividade ao longo das gerações. Considerando a extensão e as peculiaridades das regiões da Amazônia, o que predomina, ainda hoje, é um baixo nível tecnológico, relacionado principalmente aos aspectos do sistema de produção. Diante disso, o projeto MapCast está sendo desenvolvido visando estudos mais aprofundados acerca dos ambientes naturais de ocorrência de castanheiras, com intuito de apoiar ações de manejo, buscando também ampliar o conhecimento das diversas relações sociais e econômicas envolvidas na atividade extrativista da castanha, a fim de fortalecer sua cadeia de valor na Amazônia Brasileira. O projeto tem duração prevista para 48 meses e está estruturado em cinco Planos de Ação, sendo que dois deles focam nas avaliações bióticas e abióticas, com utilização de modernas tecnologias digitais para o desenvolvimento de metodologias para o mapeamento e modelagem de ocorrências da espécie na Amazônia, tais como sensores remotos de alta resolução, tecnologia de laser scanner, dentre outros. Os outros dois planos de ação objetivam trabalhar as questões socioeconômicas ligadas aos diversos sistemas de produção existentes, e que não estão bem caracterizados dentro do escopo dos tipos de organização social das comunidades extrativistas e das relações de status fundiário das áreas onde são coletadas as castanhas. Também serão abordados os aspectos da aceitabilidade ou não das boas práticas de manejo pelas unidades familiares extrativistas nestas diferentes realidades de sistemas de produção e organização social. Assim, identificar os fatores críticos relacionados aos sistemas de produção e aos aspectos econômicos, em especial aqueles formadores de preços e de comercialização nesta extensa cadeia, é de suma importância para o real avanço da atividade extrativista na Amazônia. Dentro deste complexo ambiente de interações, este projeto procurou compor equipe multidisciplinar, com representantes de segmentos governamentais (governos estaduais e Federal) e de instituições de pesquisa, com experiências nos temas propostos nas diversas atividades, proporcionando uma rica troca de experiências, que certamente serão fundamentais para o sucesso do projeto.

Ecossistema: Amazônico

Situação: concluído Data de Início: Sat Feb 01 00:00:00 GMT-03:00 2014 Data de Finalização: Tue Jul 31 00:00:00 GMT-03:00 2018

Unidade Lider: Embrapa Amazônia Ocidental

Líder de projeto: Kátia Emídio da Silva

Contato: katia.emidio@embrapa.br

Galeria de imagens