Melhoramento genético dos atributos agronômicos, sensoriais nutracêuticos da aceroleira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A acerola é alternativa interessante à diversificação de cultivos na região Nordeste e no Brasil. Seus atributos sensoriais e seus ingredientes nutracêuticos lhe conferem grande versatilidade de aplicações no mercado de frutos in natura e processados, com destaque para extração de vitamina C. A esse aspecto, soma-se o fato de ser uma cultura de fácil implantação e manejo, acessível a grandes e pequenos produtores.

As cultivares disponíveis para plantio comercial são muito suscetíveis a nematoides e carecem de atributos agronômicos e sensoriais que atendam novas demandas como a necessidade de mecanização da colheita e a de frutos mais doces para consumo in natura.

O objetivo do projeto é desenvolver tipos de aceroleira de elevado desempenho agronômico, inclusive com resistência a nematoides, para cultivo em sistema de agricultura orgânica e/ou convencional, e que atendam às demandas dos produtores, dos consumidores e das indústrias de processamento.

Situação: concluído Data de Início: Thu May 01 00:00:00 GMT-03:00 2014 Data de Finalização: Tue Apr 30 00:00:00 GMT-03:00 2019

Unidade Lider: Embrapa Semiárido

Líder de projeto: Flávio de França Souza

Contato: flavio.franca@embrapa.br