Conservação, caracterização e uso de recursos genéticos forrageiros para o Semiárido brasileiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Devido ao baixo índice de chuvas e à irregularidade na sua distribuição, a produção pecuária é a grande vocação do Semiárido brasileiro, onde a criação de pequenos ruminantes tem importante papel socioeconômico. Neste contexto, a Caatinga é um importante recurso forrageiro, pois apresenta grande diversidade vegetal já adaptada às condições da região. No entanto, a vegetação nativa apresenta baixa capacidade de suporte, devido às características sazonais das plantas, às condições adversas de clima e solo e, principalmente, porque parte das plantas não são forrageiras.

Por este motivo, o cultivo de espécies forrageiras adaptadas às condições do Semiárido é uma importante alternativa para a sustentabilidade da produção nessa região. Desta forma, este projeto tem como objetivo promover o uso e agregação de valor aos recursos genéticos em programas de pré-melhoramento de espécies de Manihot, melancia forrageira, feijão guandu, palma forrageira e Macroptilium sp..

O trabalho será focado no enriquecimento de coleções, prospecção e avaliação de acessos e síntese de populações base com vistas à identificação e desenvolvimento de materiais superiores para uso em programas de melhoramento e, consequentemente, disponibilizar mais opções de forrageiras para os pecuaristas do Semiárido brasileiro.

Situação: concluído Data de Início: Sun Jun 01 00:00:00 GMT-03:00 2014 Data de Finalização: Fri May 31 00:00:00 GMT-03:00 2019

Unidade Lider: Embrapa Semiárido

Líder de projeto: Rafaela Priscila Antônio

Contato: rafaela.antonio@embrapa.br