Reguladores vegetais no manejo da produção, fixação e qualidade dos frutos da mangueira nas condições semiáridas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O manejo da floração com o uso de reguladores vegetais, a exemplo do paclobutrazol (PBZ), é uma das tecnologias responsáveis pelas altas produções de fruto e rendimentos da mangicultura no Semiárido do Brasil. O seu uso na quase totalidade dos pomares da região permite escalonar colheitas tanto na entressafra quanto em períodos específicos do ano. Isto tornou viável a produtores e empresas o acesso a diferentes mercados em épocas oportunas de comercialização.

A aplicação recomendada via solo é a mais eficiente para a absorção pela planta. Contudo gera a preocupação com os resíduos deixados a cada ano, no solo e na planta, e que não são quantificados.

Este projeto avalia produtos alternativos para aplicação via folhas além do emprego do PBZ por meio do sistema de irrigação localizada, bem como a incidência de doenças e de pragas em manga devido ao uso dos reguladores vegetais. O objetivo é obter maiores rendimentos com os plantios das cultivares Tommy Atkins, Palmer e Kent, com menores custos econômicos e ambientais.

Situação: concluído Data de Início: Fri Aug 01 00:00:00 GMT-03:00 2014 Data de Finalização: Tue Jul 31 00:00:00 GMT-03:00 2018

Unidade Lider: Embrapa Semiárido

Líder de projeto: Maria Aparecida do Carmo Mouco

Contato: maria.mouco@embrapa.br