Avaliação da prevalência e dos fatores de risco das principais doenças da reprodução embovinos de leite de diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A eficiência reprodutiva é fundamental para a manutenção da lucratividade nos sistemas de produção animal. A etiologia das falhas reprodutivas é multifatorial, ou seja, existe a participação de vários eventos que podem ocorrer isoladamente ou em conjunto para diminuição da eficiência reprodutiva. Desordens como morte embrionária, abortos, repetição de serviços levam a diminuição da eficiência reprodutiva e por conseqüência da produção de leite. Freqüentemente, a causa das perdas reprodutivas está relacionada à ocorrência de doenças infecciosas, tais como, leptospirose, rinotraqueite infecciosa bovina (IBR), diarreia viral bovina (BVD) e neosporose, acarretando grandes prejuízos econômicos a pecuária de leite. Sendo assim, o objetivo geral deste projeto é estimar a prevalência e avaliar fatores de risco de quatro das mais importantes doenças da esfera reprodutiva, como rinotraqueite infecciosa bovina (IBR), diarréia viral bovina (BVD), leptospirose, e neosporose em bovinos de leite na área geográfica do estudo. Ao final da execução da proposta é esperado o melhor entendimento da epidemiologia das doenças analisadas nas diferentes regiões, e assim estabelecer medidas de controle e profilaxia no sentido de minimizar as perdas causadas pelas doenças infecciosas da esfera reprodutiva em bovinos de leite.

Ecossistema: Extremo Sul

Situação: concluído Data de Início: Mon Jun 01 00:00:00 GMT-03:00 2015 Data de Finalização: Fri May 31 00:00:00 GMT-03:00 2019

Unidade Lider: Embrapa Clima Temperado

Líder de projeto: Lígia Margareth Cantarelli Pegoraro

Contato: ligia.pegoraro@embrapa.br