Estudo da diversidade e fisiologia de simbiontes de feijão-caupi com foco na seleção de novos inoculantes

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: Rosa, Ronaldo

O feijão-caupi é uma das principais culturas da agricultura familiar, principalmente no ambiente semiárido do Nordeste brasileiro, cuja produtividade pode ser maximizada por meio da inoculação com bactérias fixadoras de nitrogênio. Embora várias estirpes eficientes já tenham sido selecionadas para essa cultura, a diversidade bacteriana presente nos nódulos em condições de campo e o efeito do genótipo da planta ainda eram pouco compreendidos, o que motivou a execução deste projeto, que identificou bactérias que colonizam nódulos de genótipos contrastantes de feijão-caupi em condições de campo, por meio de técnicas de biologia molecular de última geração.
Também foi avaliado em detalhe, por métodos moleculares (qPCR) e por microscopia confocal, o processo de colonização pelas estirpes BR 3267 ( Bradyrhizobium sp.) e BR 3299 ( Microvirga sp.), que apresentam diferenças quanto ao início do processo de FBN após a inoculação, o que pode contribuir para o desenvolvimento de novos inoculantes.

Ecossistema: Meio Norte

Situação: concluído Data de Início: Fri Nov 01 00:00:00 GMT-03:00 2013 Data de Finalização: Sat Dec 31 00:00:00 GMT-03:00 2016

Unidade Lider: Embrapa Agrobiologia

Líder de projeto: Luc Felicianus Marie Rouws

Contato: luc.rouws@embrapa.br

Galeria de imagens