Projeto Xisto Agrícola - Pesquisa e desenvolvimento do potencial de uso do xisto e seuscoprodutos na agricultura.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O projeto Xisto Agrícola trata do desenvolvimento de novos insumos para a agricultura por meio do aproveitamento de coprodutos do processamento do folhelho pirobetuminoso (xisto), efetuado pela Petrobras-SIX, em São Mateus do Sul-PR. Tais coprodutos podem ser aproveitados por segmentos industriais e agrícolas. Sendo assim, o objetivo geral deste projeto é avaliar a eficiência agronômica, segurança dos alimentos e segurança ambiental de aditivos, condicionadores e matrizes fertilizantes a base de coprodutos de xisto para uso na agricultura.
Como exemplos de coprodutos têm-se a água de xisto (AX), obtida a partir da vaporização da água estrutural da rocha-mãe, pode ser utilizada como matéria-prima para a formulação de fertilizantes foliares; os finos de xisto (FX), que têm potencial de uso como combustível em termoelétrica, na produção de cerâmica e na agricultura, como matéria-prima para formulações de fertilizantes sólidos; o calcário de xisto (CX), que pode atuar como corretivo de acidez do solo e fornecedor de macronutrientes secundários; e o xisto retortado (XR), que tem sido testado como matéria-prima para produção de fertilizantes sólidos.

Situação: concluído Data de Início: Mon Nov 01 00:00:00 GMT-03:00 2010 Data de Finalização: Mon Nov 30 00:00:00 GMT-03:00 2020

Unidade Lider: Embrapa Clima Temperado

Líder de projeto: Rosane Martinazzo

Contato: rosane.martinazzo@embrapa.br