Projeto QUALIMICRO: Implementação e monitoramento da gestão da qualidade nas coleções microbianas da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: PORPINO, Gustavo

O projeto QUALIMICRO - Implementação e Monitoramento de Sistemas da Qualidade nas Coleções Microbianas da Embrapa tem como objetivo implementar os requisitos corporativos de qualidade em 21 coleções de microrganismos de 18 unidades de pesquisa da Empresa localizadas em vários estados brasileiros. O Projeto vai garantir a qualidade na gestão dessas coleções e torná-las aptas a atender às exigências do mercado nacional e internacional.

O QUALIMICRO tem duração de quatro anos (até 2020) e dá continuidade a outro projeto, executado no período de 2012 a 2015, que mapeou e diagnosticou 17 coleções de microrganismos da Embrapa e resultou na elaboração de um Modelo Corporativo de Gestão para as Coleções de Microrganismos da Embrapa– GESTCOL.

Nessa nova etapa, serão implementadas as diretrizes e requisitos corporativos da qualidade que constam desse Modelo, baseadas nas normas de qualidade internacionais: ABNT ISO GUIA 34, ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 e OECD Best Practice Guidelines for Biological Resource Centres.

Novas coleções

Com o QUALIMICRO, cinco novas coleções foram incorporadas a partir de 2016: Embrapa Florestas (Colombo, PR), Embrapa Roraima (Boa Vista, RR), Embrapa Soja (Londrina. PR) e Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS).

O cumprimento dessas normas é fundamental para que as coleções alcancem níveis de excelência e atendam a padrões nacionais e internacionais, regulamentações de biossegurança, acessibilidade e harmonização dos procedimentos e processos.

Coleções microbianas têm diversas aplicações na pesquisa agropecuária e na indústria


A Embrapa investe na formação de coleções de microrganismos (fungos, bactérias e vírus) desde a sua criação em 1973. Hoje, essas coleções estão distribuídas por todo o Território Nacional em diversas unidades de pesquisa da Empresa e preservam microrganismos de funcionalidades diversas, incluindo espécies relacionadas ao controle biológico de pragas, fertilidade do solo, de interesse industrial e causadores de doenças em animais e vegetais, entre outras.

A falta de um padrão de gestão na organização e estruturação das coleções microbianas pode levar a perda de recursos genéticos microbianos, tornando-os inviáveis para utilização em prol da agricultura e da indústria. Além disso, o atendimento às normas de qualidade nacionais e internacionais é fundamental para que a Embrapa possa realizar intercâmbio com instituições públicas e privadas.

Por isso, é premente adequar as coleções de microrganismos da Embrapa às normas utilizadas pelo INMETRO e órgãos internacionais para atestar a competência técnica dos laboratórios detentores de coleções microbianas.

Centros de recursos biológicos, coleções institucionais e coleções de trabalho

O Projeto QUALIMICRO envolve todas as categorias de coleções microbianas: institucionais, de trabalho e os centros de recursos biológicos (CRBs).

Os CRBs têm como função principal: preservar e fornecer recursos biológicos (com qualidade assegurada) para P&D e aplicações nos setores científicos, industriais, de agronegócios, ambiente e saúde; desenvolver P&D sobre os recursos biológicos mantidos e conservar a biodiversidade. Mas, para se tornar um CRB, a coleção tem que atender às normas de acreditação do INMETRO e dos demais órgãos.

As coleções institucionais são aquelas que atendem a várias pesquisas e instituições e a requisitos mínimos. Essas coleções atuam como fiéis depositárias e possuem curadores responsáveis, podendo executar atividades práticas de coleta de amostras, isolamento, identificação, caracterização, prospecção, armazenamento e documentação.

As coleções de trabalho são aquelas que atendem a um ou a mais projetos de pesquisa e a requisitos mínimos. Geralmente, estão vinculadas a projetos específicos e a uma ou mais coleções institucionais e possuem pesquisadores responsáveis, podendo executar atividades práticas de coleta de amostras, isolamento, identificação, caracterização, prospecção, armazenamento e documentação.

O Brasil está empenhado em implementar uma rede de CRBs, sendo o da saúde na Fiocruz, o de meio ambiente na Unicamp e o de agronegócios na Embrapa.

A Embrapa conta hoje com CRBs em quatro Unidades: Recursos Genéticos e Biotecnologia, Soja, Agrobiologia e Meio Ambiente.

QUALIMICRO: harmonização das coleções de acordo com padrões de qualidade internacionais

São objetivos do Projeto QUALIMICRO: estruturar e organizar as coleções de microrganismos da Embrapa segundo um padrão único de qualidade, que foi estabelecido no modelo corporativo de gestão, que abrange os seguintes requisitos: legislações aplicáveis a recursos genéticos microbianos, estrutura organizacional, sustentabilidade, processos de gestão, critérios para armazenamento de material biológico, documentos, registros, pessoal, infraestrutura, requisitos corporativos de qualidade, biorrisco, serviços e parcerias.

O intuito principal é garantir que as coleções de microrganismos da Embrapa executem suas atividades segundo padrão de qualidade internacional, estabelecido pelo modelo corporativo de gestão.

É também meta do projeto promover a capacitação dos recursos humanos envolvidos com as coleções nas normas de gestão de coleções e no sistema de informação de microrganismos.

Unidades envolvidas

Participam do QUALIMICRO 18 Unidades da Embrapa: Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF); Florestas (Colombo, PR); Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG); Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS); Suínos e Aves (Concórdia, SC); Soja (Londrina, PR); Gado de Leite (Juiz de Fora, MG); Hortaliças (Brasília, DF); Cerrados (Brasília, DF); Meio Ambiente (Jaguariúna, SP); Agroenergia (Brasília, DF); Arroz e Feijão (Goiânia, GO); Agropecuária Oeste (Dourados, MS); Agrobiologia (Seropédica, RJ); Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ); Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE); Caprinos (Sobral, CE) e Clima Temperado (Pelotas, RS).

Situação: concluído Data de Início: Fri Jan 01 00:00:00 GMT-03:00 2016 Data de Finalização: Thu Dec 31 00:00:00 GMT-03:00 2020

Unidade Lider: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Líder de projeto: Clarissa Silva Pires de Castro

Contato: clarissa.castro@embrapa.br

Galeria de imagens