Intercâmbio e Quarentena de Micro-organismos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: SILVA, Alessandra de Carvalho

O projeto tem como objetivo realizar ações de intercâmbio, importação e exportação, e de quarentena de micro-organismos para fins científicos.

As importações de micro-organismos são realizadas por meio das estações de quarentena: laboratórios de diagnóstico fitossanitário oficialmente credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa. Atualmente, 11 instalações de quarentena são credenciadas no Brasil. O Laboratório de Quarentena "Costa Lima" (LQC) da Embrapa Meio Ambiente é uma delas.

O LQC é o único de nível 1 de quarentena brasileira, creditado para a introdução de insetos e de micro-organismos. A missão desse laboratório é realizar quarentena de organismos vivos trazidos do exterior.

Portanto, tem um grande papel na missão estratégica da Embrapa de garantir a segurança da agricultura por intermédio de pesquisas realizadas sob quarentena de insetos-pragas e de micro-organismos patogênicos, ou não, a humanos. Desse modo, os organismos exóticos assim introduzidos e sob confinamento devem ser estudados visando à detecção de possíveis impactos sobre organismos benéficos não-alvo; como também garantir um intercâmbio dentro e fora do país de linhagens microbianas provenientes de coleções da Embrapa. Com isso, espera-se como resultado direto do projeto que os micro-organismos para estudo científico não sejam introduzidos no Brasil de forma ilegal e propõe, na sua essência, apoiar os pesquisadores e facilitar os trâmites burocráticos para intercâmbio desses organismos.

Situação: concluído Data de Início: Fri Jan 01 00:00:00 GMT-03:00 2016 Data de Finalização: Thu Dec 31 00:00:00 GMT-03:00 2020

Unidade Lider: Embrapa Meio Ambiente

Líder de projeto: Itamar Soares de Melo

Contato: itamar.melo@embrapa.br

Galeria de imagens