Agentes biológicos no controle de Ceratitis capitata (Diptera: Tephritidae) em fruteiras cultivadas no polo irrigado de Petrolina-PE

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Moscas-das-frutas é o principal problema fitossanitário para a fruticultura nacional e internacional, pois causam danos diretos nos frutos e indiretos pelas barreiras quarentenárias de exportação. No polo de agricultura irrigada de Petrolina-PE e Juazeiro-BA quase todas as fruteiras cultivadas são hospedeiras desses insetos, especialmente a Ceratitis capitata: o escalonamento de produção e o clima quente permitem a multiplicação constante da praga.

Atualmente, existem apenas dois inseticidas registrados no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o seu controle e, somente para manga. Entretanto, novos registros de agrotóxicos devem ser criteriosos, pois para exportação há restrições de algumas moléculas e do LMR (limite máximo de resíduo).

O objetivo desta pesquisa, no entanto, é desenvolver/adaptar técnicas de controle biológico, inócuos ao ambiente e à saúde humana, para o manejo integrado de moscas-das-frutas. Os estudos desenvolvidos pela equipe multidisciplinar (entomologistas, microbiologistas, técnicos em irrigação e biólogos) envolvida neste projeto, permitirá o alcance dos resultados desejados, que são: indicação de um ou mais agentes biológicos (parasitoides e/ou entomopatógenos) para ser usado no manejo integrado de C. capitata nas diferentes fruteiras comercias cultivadas na região.

Situação: concluído Data de Início: Mon Jun 01 00:00:00 GMT-03:00 2015 Data de Finalização: Tue Apr 30 00:00:00 GMT-03:00 2019

Unidade Lider: Embrapa Semiárido

Líder de projeto: Beatriz Aguiar Giordano Paranhos

Contato: beatriz.paranhos@embrapa.br