Estratégias para a Implantação do Programa Nacional de Solos do Brasil - PronaSolos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Pronasolos é um trabalho inédito de grandes proporções que irá elevar o conhecimento sobre os solos brasileiros.

O Programa Nacional de Solos do Brasil (Pronasolos) pretende mapear o território brasileiro e gerar dados com diferentes graus de detalhamento para subsidiar políticas públicas, auxiliar gestão territorial, embasar agricultura de precisão e apoiar decisões de concessão do crédito agrícola, entre muitas outras aplicações. Orçado em até R$ 3 bilhões de reais, o Pronasolos deve gerar ganhos de R$40 bilhões ao País dentro de uma década, de acordo com especialistas.

O Programa envolverá diversos ministérios e órgãos federais em torno de um objetivo: fazer o mapeamento do solo de norte a sul do Brasil no período entre 10 e 30 anos, em escalas que tornem viáveis a correta tomada de decisão e estabelecimento de políticas públicas nos níveis municipal, estadual e federal – 1:25 mil, 1:50 mil, 1:100 mil, respectivamente. Isso significa que cada um centímetro do mapa corresponde a um quilômetro de área (na escala de 1:100 mil). A definição das escalas dependerá das prioridades governamentais. O maior detalhamento (de 1:25 mil) é desejável, por exemplo, para o planejamento de propriedades e na agricultura de precisão, o que vai influenciar diretamente na concessão de crédito rural.

Situação: concluído Data de Início: Mon May 01 00:00:00 GMT-03:00 2017 Data de Finalização: Wed Jan 31 00:00:00 GMT-03:00 2018

Unidade Lider: Embrapa Solos

Líder de projeto: José Carlos Polidoro

Contato: jose.polidoro@embrapa.br