Manejo e controle biológico de pragas exóticas do eucalipto

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: Barbosa, Leonardo Rodrigues

Os ataques de insetos-pragas exóticos são problemas frequentes nos plantios de eucalipto. Entre estes insetos, estão a vespa da galha (Leptocybe invasa) e o percevejo bronzeado (Thaumastocoris peregrinus), detectados em 2008, e o gorgulho do eucalipto (Gonipterus platensis). O controle biológico clássico e a resistência de árvores têm sido as principais táticas utilizadas pela pesquisa para reduzir os danos desses insetos-praga.

Entre os objetivos deste projeto está o desenvolvimento de atividades de pesquisa que tratam da bioecologia e criação massal das pragas e seus inimigos naturais. Busca-se também o estabelecimento, eficiência e o controle de qualidade de inimigos naturais e a resistência de árvores a pragas exóticas.

Outro foco deste projeto é promover a capacitação técnica em controle biológico para que sejam transmitidas as orientações sobre a utilização de Cleruchoides noackae (principal agente de controle biológico do percevejo bronzeado, que foi introduzido, e que tem sido criado em laboratório desde 2012). Por fim, o conhecimento gerado com este trabalho permitirá desenvolver e aperfeiçoar técnicas e estratégias para o manejo de insetos-praga exóticos de eucalipto.

Situação: concluído Data de Início: Wed Nov 01 00:00:00 GMT-03:00 2017 Data de Finalização: Mon Oct 31 00:00:00 GMT-03:00 2022

Unidade Lider: Embrapa Florestas

Líder de projeto: Leonardo Rodrigues Barbosa

Contato: leonardo.r.barbosa@embrapa.br

Galeria de imagens