MAPEAMENTO DIGITAL DE SOLOS: PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NO ÂMBITO DO ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO DO MATO GROSSO DO SUL

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Este projeto de pesquisa trata de estudos de modelagem ambiental, tanto em nível pontual (como variabilidade de propriedades do solo no perfil), como em aspectos ligados a mapeamento de solos e de suas funções no ambiente. O objeto do projeto será o estudo da relação entre solo e as variáveis ambientais e sua interação com outros processos que ocorrem no ambiente. O objetivo geral do trabalho consiste em pesquisar e definir protocolos de mapeamento digital de solos (MDS) para o Estado do Mato Grosso do Sul (MS), como subsídio ao Zoneamento Agroecológico do Estado. Especificamente serão avaliadas metodologias para obtenção de mapas de solos e estudos de propriedades dos solos em profundidade utilizando: funções de pedotransferência e de mapeamento digital (regressão linear múltipla, árvores de regressão, random forest, redes neurais artificiais e geoestatísticas, entre outras) para representação da distribuição dos solos na paisagem e de seus atributos e funções para o Estado do MS. Os modelos gerados serão avaliados para melhor representar a variabilidade espacial e vertical de propriedades do solo, a serem definidas como indicadores de sensibilidade ao uso sustentável dos solos. O objetivo específico trata da avaliação dos métodos de MDS, assim como à compreensão dos fatores determinantes da distribuição dos solos na paisagem e suas funções e construção dos modelos com seleção de variáveis preditoras adequadas para aplicação na área de estudo. Os modelos gerados serão baseados nas relações entre propriedades dos solos e características da superfície representadas por modelos numéricos do terreno. Dentre as ações previstas estão treinamento de equipe, coleta de dados primários de controle campo, apresentação de resultados em eventos e revistas científicas. Os principais resultados do projeto estão ligados ao avanço do conhecimento, pela identificação de variáveis ambientais (preditivas e dependentes) correlacionadas aos processos pedológicos e avanço incremental do conhecimento de modelagem ambiental. Entretanto, outros resultados também são previstos como novo processo gerencial (instrumento de avaliação econômico/financeiro), sistema de informação (banco de geodados), metodologias de coleta e organização de dados pedológicos, de mapeamento digital de atributos e funções dos solos e de diagnóstico ambiental. Inclusive também a capacitação técnica e atualização tecnológica no uso de informações ambientais e pedológicas.
Objetivo Geral:Tomando-se como hipótese principal deste estudo que as técnicas de mapeamento digital de solos (MDS) podem melhorar a relação custo/benefício dos levantamentos de solos, o objetivo principal é pesquisar e definir protocolos de MDS para o Estado do Mato Grosso do Sul, como subsídio ao Zoneamento Agroecológico do Estado.
Objetivos Específicos1) Avaliar as covariáveis ambientais que serão usadas no ZAEMS;2) Realizar o desenho amostral para o levantamento de dados de solos no campo;3) Avaliar os modelos de MDS e aplicar ao mapeamento de solos do Estado do Mato Grosso do Sul;4) Realizar a validação dos mapas de solos gerados;5) Construir uma base de geodados ambientais de múltiplas finalidades;6) Transferência de tecnologias e capacitação das equipes.

Situação: concluído Data de Início: Tue Jan 01 00:00:00 GMT-03:00 2019 Data de Finalização: Sun Dec 31 00:00:00 GMT-03:00 2023

Unidade Lider: Embrapa Solos

Líder de projeto: Waldir de Carvalho Junior

Contato: waldir.carvalho@embrapa.br