Estratégias microbiológicas e moleculares para a seleção de interações benéficas entre bactérias diazotróficas e genótipos de Paspalum e Brachiaria e suas aplicações nos programas de melhoramento das pastagens

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: Brito, Cristina

Aumentar a produtividade e a sustentabilidade das pastagens e contribuir para o cumprimento das metas do programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) foram alguns dos objetivos deste projeto, que buscou identificar as interações mais responsivas ao processo de fixação biológica de nitrogênio (FBN) entre bactérias diazotróficas e genótipos de Paspalum e Brachiaria, duas das principais espécies que compõem as pastagens brasileiras, identificando genótipos dessas espécies forrageiras para uso em programas de melhoramento vegetal em associação com as estirpes selecionadas.
As gramíneas forrageiras apresentam uma associação rizosférica ou endofítica com bactérias diazotróficas promotoras de crescimento vegetal. Análises realizadas anteriormente indicaram que alguns genótipos possuem a capacidade de fixar nitrogênio atmosférico em associação natural com essas bactérias quando crescidas em solo enriquecido com 15N. Nesta pesquisa foram considerados bancos de germoplasma dessas duas espécies, existentes na Embrapa, e a condução foi feita a partir de métodos microbiológicos e moleculares, seguidos de caracterização taxonômica e funcional das estirpes e testes de seleção, com o intuito de identificar associações eficientes que indicaram a efetiva contribuição derivada da FBN para o sistema solo-planta.
Estima-se que a bovinocultura do País, atualmente com 210 milhões de cabeças de gado, ocupe uma área aproximada de 115 milhões de hectares constituídos por gramíneas introduzidas, como o capim braquiária e o capim colonião, e outros 145 milhões de hectares com pastagens nativas, como o Paspalum.

Situação: concluído Data de Início: Tue Jan 01 00:00:00 GMT-03:00 2019 Data de Finalização: Sun Jan 31 00:00:00 GMT-03:00 2021

Unidade Lider: Embrapa Agrobiologia

Líder de projeto: Jose Ivo Baldani

Contato: ivo.baldani@embrapa.br

Galeria de imagens