Monitoramento do distúrbio da microbiota de solos amazônicos durante a conversão da floresta a pasto e suas consequências sobre saúde animal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: NOGUEIRA, Gabriel Pupo

A cara inchada dos bovinos, uma periodontite de origem bacteriana, foi comumente relatada no Brasil entre os anos de 1960 e 1980, mas o surgimento de novos casos em rebanhos de ovinos na Amazônia, sob as mesmas condições epidemiológicas e com as mesmas características observadas em bovinos, alertou os pesquisadores. Observações feitas por especialistas indicam que a ocorrência e a incidência de periodontites em ruminantes pode estar relacionada ao desmatamento e uma das hipóteses para explicá-las é a de que o desmatamento estaria causando mudanças na estrutura de comunidades microbianas do solo, favorecendo o aparecimento da doença.
Tendo isso em vista, o objetivo deste projeto foi caracterizar os solos de áreas com ocorrência de periodontite em ruminantes e suas comunidades microbianas. As áreas de ocorrência da doença foram identificadas pela equipe de veterinários da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e então visitadas para caracterização dos solos e coleta de amostras para análise microbiológica pela Embrapa. As comunidades de bactérias do solo foram caracterizadas por meio de sequenciamento do gene 16S rRNA. As amostras de solo tiveram seus atributos físicos e de fertilidade avaliados.
O trabalho foi realizado em colaboração com a Faculdade de Odontologia e Medicina Veterinária da Unesp, em Araçatuba/SP.

Situação: concluído Data de Início: Tue Jan 01 00:00:00 GMT-03:00 2019 Data de Finalização: Thu Sep 30 00:00:00 GMT-03:00 2021

Unidade Lider: Embrapa Agrobiologia

Líder de projeto: Ederson da Conceicao Jesus

Contato: ederson.jesus@embrapa.br

Galeria de imagens