Modelo de negócio para a ferramenta de gestão GepLeite

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Brasil é o quinto maior produtor de leite do mundo com 35 bilhões de litros produzidos em 2015. No entanto, o produtor brasileiro precisa melhorar a qualidade do leite e reduzir o custo de produção. Um dos principais limitantes para o aumento da eficiência e da competitividade da produção de leite no Brasil é a gestão das propriedades. Nesse contexto, a Embrapa Gado de Leite desenvolveu, em parceria com a CCPR-MG (Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais), uma ferramenta de verificação do desempenho econômico da propriedade leiteira, baseada na simplificação da tomada de dados e na incorporação de indicadores usados tradicionalmente no meio urbano para medir desempenho financeiro e contábil. Concebida em um processo de inovação aberta e já em uso por 60 produtores, a ferramenta GepLeite envolve uma plataforma de coleta e processamento de dados no formato de um software, em sua versão online e desktop, e disponível ao público desde 2017. A expansão da adoção dessa ferramenta esbarra em duas questões importantes, fundamentais para o estabelecimento do modelo de negócio em ferramentas de maior complexidade: o estabelecimento de canais de distribuição e as formas de relacionamento com o cliente. Este projeto tem o objetivo desenvolver estratégias que ampliem a adoção da ferramenta de gestão GepLeite. Especificamente, objetiva-se implementar e avaliar modelos alternativos de negócio tecnológico e o construir o modelo adequado para disseminação da ferramenta GepLeite. Para tanto, estão sendo conduzidas atividades de comunicação e relacionamento através de transferência direta ao usuário (técnicos e produtores), comunicação e relacionamento através de transferência assistida ao usuário, avaliação das experiências e desenvolvimento do modelo de negócio, desenvolvimento do plano de negócio, e desenvolvimento de aplicativo móvel. Os resultados do projeto serão formação de agentes multiplicadores, avanço do conhecimento, arranjo institucional e a produção de um aplicativo para clientes externos. Entres os impactos esperados se destacam fortalecimento de parcerias com setor privado, fortalecimento da imagem da Embrapa como referência na gestão da produção leiteira, ganhos de eficiência e competitividade da cadeia de lácteos.

Situação: concluído Data de Início: Tue Jan 01 00:00:00 GMT-03:00 2019 Data de Finalização: Thu Dec 30 00:00:00 GMT-03:00 2021

Unidade Lider: Embrapa Gado de Leite

Líder de projeto: Samuel José de Magalhães Oliveira

Contato: samuel.oliveira@embrapa.br