Sistema de integração de tecnologias sociais para o convívio produtivo de agricultores familiares com a seca no semiárido brasileiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: SILVA, Wilson

Diversas tecnologias sociais vêm sendo consolidadas no Semiárido brasileiro para melhorar o convívio produtivo de agricultores familiares com a seca. Apesar de trazerem ganhos inquestionáveis para agricultores familiares, ainda são implementadas isoladamente (de forma não integrada). As tecnologias sociais hídricas, de saneamento básico e de energia solar para a produção de alimentos e uso doméstico prometem trazer ganhos para a sáude, economia e bem estar de agricultores familiares, auxiliando na interação do fator humano ao ecossistema de forma sustentável. A Embrapa possui em sua lista de desafios para inovação, entre outros, integrar tecnologias de captação de água, empregar a energia solar para a produção de culturas alimentares e preservar os recursos naturais dando instrumentos tecnológicos para que agricultores familiares possam prosperar no Semiárido. O alcance de soluções para estes desafios poderá ser obtido por meio da presente proposta,que visa realizar um sistema de integração de tecnologias sociais voltadas à captação e armazenamento de água da chuva, ao saneamento básico e à captação de energia solar para a produção agrícola de alimentos e uso doméstico por meio da transferência de tecnologias para multiplicadores e modelos de integração para lideranças comunitárias presentes na região Semiárida.
Objetivo Geral:Promover o aproveitamento de água da chuva, saneamento básico e captação de energia solar para a produção de alimentos e uso doméstico em propriedades rurais do Semiárido.
Objetivos Específicos1) Capacitar multiplicadores para a implantação de modelos de integração de tecnologias sociais de forma continuada em uma unidade de referência tecnológica localizada no sertão de Pernambuco;2) Definir modelos de integração de tecnologias a partir de experiências com multiplicadores para subsidiar o desenvolvimento de propriedades rurais no semiárido;3) Coordenar e acompanhar a implantação de modelos de integração de tecnologias sociais em 20 propriedades rurais localizadas em duas microrregiões do semiárido de Alagoas;4) Desenvolver avaliações socioeconômica e ambiental (ex ante e ex post) em propriedades ruais beneficiadas.

Situação: em execução Data de Início: Fri Jan 01 00:00:00 GMT-03:00 2021 Data de Finalização: Tue Dec 31 00:00:00 GMT-03:00 2024

Unidade Lider: Embrapa Solos

Líder de projeto: Selma Cavalcanti Cruz de Holanda Tavares

Contato: selma.tavares@embrapa.br

Galeria de imagens