Formulação de micro-organismos para o controle biológico de doenças, promoção de crescimento e mitigação de estresses bióticos e abióticos na agricultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O projeto visa explorar estratégias de controle biológico de doenças em plantas, tanto na fase de cultivo quanto na pós-colheita, através da combinação de micro-organismos selecionados da Caatinga e elicitores de resistência. Microrganismos previamente identificados, demonstraram potencial para o controle de doenças, promoção do crescimento e mitigação de estresses abióticos.
A primeira fase do projeto foca na otimização de formulações líquidas, utilizando polímeros naturais, aditivos e conservantes. Na segunda fase, as formulações resultantes serão avaliadas para o controle biológico de patógenos pós-colheita da manga, oídio do meloeiro e na mitigação do impacto da restrição hídrica na cultura do milho e sorgo.
O objetivo final é obter uma formulação aquosa estável e eficaz, contendo bactérias e leveduras, para aplicação no controle biológico de doenças, promoção de crescimento e mitigação de estresses abióticos causados pela seca.

Situação: em execução Data de Início: Tue Sep 01 00:00:00 GMT-03:00 2020 Data de Finalização: Sat Aug 31 00:00:00 GMT-03:00 2024

Unidade Lider: Embrapa Semiárido

Líder de projeto: Carlos Alberto Tuão Gava

Contato: carlos.gava@embrapa.br