Inventário de Ciclo de Vida da produção de canola e bioprodutos na região Sul do Brasil: uma contribuição ao SICV Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A pesquisa analisou o desempenho ambiental do processo de produção agrícola da canola empregado na região Sul do Brasil. O Inventário de Ciclo de Vida (ICV) considerou tanto o processo de produção de grãos da canola (fase agrícola) como o beneficiamento dos grãos (fase industrial) para produção do óleo e do farelo, principais produtos da cadeia.Inédito para a cultura da canola (Brassicanapus L. var. oleifera), os dados levantados contabilizaram todas as entradas de materiais e energia para a produção, uso e descarte da canola, bem como as saídas, como os próprios produtos, coprodutos, emissões para o ar, terra e água, como por exemplo resíduos e gases. As análises foram feitas a partir de dados fornecidos pelas empresas Celena Alimentos e pela Associação Brasileira dos Produtores de Canola (Abrascanola), que disponibilizaram e validaram as informações, principalmente as obtidas na etapa de processamento dos grãos.

Situação: concluído Data de Início: Sat Jun 01 00:00:00 GMT-03:00 2019 Data de Finalização: Thu Sep 30 00:00:00 GMT-03:00 2021

Unidade Lider: Embrapa Agroenergia

Líder de projeto: Alexandre Nunes Cardoso

Contato: alexandre.cardoso@embrapa.br