Prospecção de coleção de Bacillus endofítico para o desenvolvimento de insumo biológico aplicado na cultura canavieira, visando ao controle do complexo da broca-podridão vermelha

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: LANZETTA, Paulo

Um dos desafios da cultura canavieira é controlar pragas e doenças que impactam diretamente em sua produtividade, a exemplo do complexo broca-podridão, que envolve a bactéria Diatraea saccharalis e o fungo Colletotrichum falcatum. Uma alternativa que tem apresentado bons resultados é o uso de microrganismos endofíticos, como os do gênero Bacillus, que possuem a capacidade de produzir esporos que garantem sua sobrevivência mesmo sob condições adversas. Para identificar espécies desse gênero que possam ser usadas no desenvolvimento de um insumo biológico para controlar o complexo broca-podridão, este projeto fez uma prospecção na coleção de Bacillus da Embrapa Agrobiologia.
Para se ter uma ideia, o Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, mas a produtividade ainda é muito baixa em razão de problemas edafoclimáticos, manejo e incidência de doenças e pragas. Esses problemas geralmente são enfrentados pelo manejo químico, biológico ou, mais recentemente, pelo uso de plantas transgênicas. Enquanto a abordagem química oferece riscos ao meio ambiente e à saúde humana e a transgênica ainda não está disponível no mercado, o controle biológico da broca tem sido considerado positivo. Também no caso do controle do fungo, já existem estudos que apontam o potencial de aplicação de bactérias endofíticas.
Acredita-se que o comportamento endofítico faz desses microrganismos uma alternativa bastante promissora, pois dessa maneira podem permanecer nas áreas de cultivo por mais tempo, potencializando o controle das pragas e do fungo, contribuindo, consequentemente, para a redução de custo da cultura, o aumento da produtividade e a sustentabilidade do agroecossistema.

Situação: concluído Data de Início: Fri Nov 01 00:00:00 GMT-03:00 2019 Data de Finalização: Thu Nov 30 00:00:00 GMT-03:00 2023

Unidade Lider: Embrapa Agrobiologia

Líder de projeto: Jose Ivo Baldani

Contato: ivo.baldani@embrapa.br

Galeria de imagens