Programa Produtor de Águas e Florestas: ações de restauração e conservação de florestas na bacia do rio Sacra Família, no estado do Rio de Janeiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: BORGES, Sílvia Zoche

Apoiar e colaborar no planejamento, implantação e início do manejo de uma Unidade de Referência Tecnológica de Sistema Agroflorestal (SAF), com o intuito de esclarecer e levar ao conhecimento de produtores conceitos e técnicas associadas a esse tipo de sistema. Esse foi o objetivo deste projeto, executado na microbacia do Rio Sacra Família, na região hidrográfica II – Guandu, no estado do Rio de Janeiro, e desenvolvido em parceria com o Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim (Comitê Guandu), por meio do Projeto Produtor de Águas e Florestas.
As ações ambientais que visam ao pagamento por serviços ambientais para os produtores rurais geralmente são baseadas majoritariamente no plantio de espécies arbóreas nativas para o reflorestamento ou no cercamento de remanescentes florestais para sua proteção. Mas o Novo Código Florestal (Lei 12.651/2012) prevê o uso de SAFs para a restauração, visando à regularização dos imóveis rurais. Entretanto, apesar de serem sistemas em que conservação ambiental e produção estão conjugadas, os SAFs ainda são pouco adotados, possivelmente por haver muitas dúvidas em relação às possibilidades de implantação e manejo desses sistemas.
Tendo isso em vista, o objetivo deste projeto foi capacitar agricultores e técnicos do projeto para disseminar os conceitos e técnicas desses sistemas, que unem produção, conservação e atendimento à legislação, visando à restauração florestal e à adequação ambiental de propriedades rurais.

Situação: concluído Data de Início: Tue Sep 01 00:00:00 GMT-03:00 2020 Data de Finalização: Thu Aug 31 00:00:00 GMT-03:00 2023

Unidade Lider: Embrapa Agrobiologia

Líder de projeto: Luiz Fernando Duarte de Moraes

Contato: luiz.moraes@embrapa.br

Galeria de imagens