Insumos biológicos para promoção de crescimento de mudas de pínus e eucalipto

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.


O Brasil é um dos maiores produtores de celulose, papel e painéis de madeira no mundo, e o uso de novas tecnologias com a utilização de insumos biológicos tem grande potencial para aumentar a produtividade com sustentabilidade. Plantios florestais vigorosos e produtivos dependem de mudas de qualidade, que primariamente determinam as taxas de sobrevivência, crescimento e produtividade florestal. Assim, a produção de mudas é uma etapa extremamente significativa da cadeia produtiva florestal.
Um dos problemas com a produção de mudas de P. taeda é o baixo enraizamento na propagação vegetativa, que inviabiliza a produção de mini-estacas e limita o uso de mudas clonais de plantas selecionadas. Já em eucalipto, o fósforo é o nutriente que é mais aplicado nos plantios comerciais. Um aumento no potencial de uso do fósforo pode trazer grandes ganhos na produção de mudas e em seu estabelecimento no campo.
Este projeto visa obter um insumo biológico contendo bactérias de baixo custo que promovam o enraizamento de clones selecionados de P. taeda que ainda são propagadas de forma seminal, garantindo, assim, melhor uniformidade de crescimento no campo. Outro objetivo é a obtenção de um insumo para a solubilização de fósforo em eucalipto. Esses resultados podem viabilizar economicamente o sistema de produção de mudas clonais de espécies recalcitrantes, reduzir custos na implantação das florestas, além de promover maior sustentabilidade na produção florestal.

Situação: em execução Data de Início: Tue Dec 01 00:00:00 GMT-03:00 2020 Data de Finalização: Tue Dec 31 00:00:00 GMT-03:00 2024

Unidade Lider: Embrapa Florestas

Líder de projeto: Krisle da Silva

Contato: krisle.silva@embrapa.br