Integração lavoura-pecuária (ILP) com Tifton 85 para melhorar a diversidade forrageira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os Sistemas de Integração lavoura-pecuária (ILP), apesar do seu sucesso e adoção cada vez mais ampla, tem focado apenas nos gêneros Brachiaria e Panicum como componente forrageiro, deixando de lado capins como Tifton 85 (Cynodon spp.), por exemplo. As características agronômicas do Tifton 85 são reconhecidamente positivas, como grande potencial de produção de matéria seca, alto valor nutritivo e grande flexibilidade de manejo. A falta de diversidade pode, de certa maneira, trazer prejuízos para a diversidade biológica dos sistemas no campo e maior risco de surgimento de pragas e doenças de impacto para o sistema.
O projeto pretende gerar resultados para melhorar a diversificação de espécies forrageiras nos sistemas integrados, ao monitorar o estabelecimento do Tifton 85 plantado em ILP e em plantio direto (cultivo mínimo) em comparação ao plantio convencional e sem ILP. Além disso, vai monitorar indicadores técnicos, econômicos e ambientais produzidos por diferentes estratégias de estabelecimento de pastagens com capim Tifton 85 (Cynodon spp.) e, por meio da geração de informações científicas, avaliar a possibilidade da adoção de Tifton 85 em sistemas de integração lavoura pecuária em plantio direto.

Situação: concluído Data de Início: Tue Mar 01 00:00:00 GMT-03:00 2022 Data de Finalização: Thu Aug 31 00:00:00 GMT-03:00 2023

Unidade Lider: Embrapa Pecuária Sudeste

Líder de projeto: Felipe Tonato

Contato: felipe.tonato@embrapa.br