Diretrizes para produção leiteira de baixo carbono em áreas tropicais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Segundo a FAO, melhorar a pegada de carbono da cadeia de produção de leite é fundamental e exige um esforço global. Para alcançar este objetivo é importante que diferentes instituições combinem esforços.
Em parceria com a Nestlé, a Embrapa vai gerar informações de Gases de Efeito Estufa (GEEs) referentes aos impactos da adoção de tecnologias. O objetivo é integrar esforços para ações de pesquisa e de transferência de tecnologias, de interesse mútuo, em balanço de carbono na produção leiteira em áreas tropicais para o planejamento e implementação de boas práticas para redução da emissão e aumento de remoção de gases de efeito estufa.
Estão sendo definidos indicadores de sustentabilidade para simular balanço de carbono na pecuária leiteira em condições tropicais, com a elaboração de protocolos para quatro mesorregiões: São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná.
Será desenvolvida uma calculadora de balanço dos GEE, bem como um sistema digital de monitoramento. Os indicadores serão aplicados, validados e monitorados em uma Unidade de Referência Tecnológica de produção de leite, bem como em escala comercial.

Situação: em execução Data de Início: Mon Feb 01 00:00:00 GMT-03:00 2021 Data de Finalização: Fri May 31 00:00:00 GMT-03:00 2024

Unidade Lider: Embrapa Pecuária Sudeste

Líder de projeto: Alexandre Berndt

Contato: alexandre.berndt@embrapa.br