Programa AgroSafe: Promoção do uso racional de agrotóxicos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O objetivo geral deste projeto é desenvolver o Programa AgroSafe, um acelerador do processo de transição de uma agricultura prioritariamente de base química para uma agricultura de base biológica, por estimular/promover o uso racional de agrotóxicos. Este projeto vem auxiliar no processo de transição de uma agricultura de base química para uma agricultura de base biológica.

O projeto traz uma solução para inovação que apresenta um conjunto de ações para a formatação e disponibilização do AgroSafe. Esse Programa é alicerçado em dois pilares: a valoração de serviços ambientais e a premiação à agricultores que utilizam os agrotóxicos de forma racional e responsável. Esta solução para inovação tem como principais objetivos: 1) Estabelecer as bases norteadoras e normativas do Programa AgroSafe. 2) Determinar a quantidade média ponderada de agrotóxicos utilizados nas culturas de soja e de milho no Brasil. 3) Construir a Plataforma Operacional do AgroSafe, contendo os módulos: Base de dados, Formulário On-line Autodeclaratório e Calculadora SafeCalc. 4) Estabelecer as diretrizes básicas para a construção do processo de certificação e auditoria do Programa AgroSafe. 5) Treinar técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a utilização/gestão do Programa AgroSafe.

A implementação do Programa Agrosafe pode gerar diversos impactos positivos. Na dimensão ambiental, tem-se a redução da carga de agrotóxicos lançada ao ambiente, com consequências positivas em relação à contaminação do solo e da água, e à maior proteção a organismos que prestam importantes serviços ecossistêmicos, como os polinizadores, inimigos naturais de pragas agrícolas e dispersores de sementes. Na dimensão social, destacam-se a redução dos casos de intoxicação de trabalhadores rurais e a atenuação da presença de resíduos de agrotóxicos nos alimentos. Do ponto de vista econômico, a redução dos custos de produção, pela redução daaquisição de agrotóxicos e a maior facilidade para exportação dos produtos agrícolas brasileiros são benefícios a serem exaltados. E finalmente, do ponto de vista institucional, destacar a Embrapa como uma empresa inovadora no tocante à elaboração de programas voltados à sustentabilidade e à preservação dos serviços ambientais.

Portanto , é de fundamental importância a elaboração de um programa voltado à apoiar a formulação de políticas públicas que, simultaneamente, estabeleça mecanismos de certificação de propriedades rurais, e estimule o uso racional de agrotóxicos.

Situação: em execução Data de Início: Sun Jan 01 00:00:00 GMT-03:00 2023 Data de Finalização: Tue Dec 31 00:00:00 GMT-03:00 2024

Unidade Lider: Embrapa Meio Ambiente

Líder de projeto: Sérgio de Oliveira Procópio

Contato: sergio.procopio@embrapa.br