Zoneamento Agroecológico com apoio de técnicas de mapeamento digital do município de Bom Jardim(RJ), visando a sustentabilidade ambiental de ecossistemas frágeis sob interferência antrópica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"

Em ecossistemas de regiões montanhosas, com clima úmido, a sustentabilidade agrícola deve ser alcançada respeitando-se as especificidades locais do ambiente e as interações entre os diferentes componentes ambientais. Nesse sentido, os estudos visando apoiar ações de planejamento do uso da terra e ordenamento ou reordenamento das atividades produtivas são condições básicas essenciais para uma melhor organização e sustentabilidade do processo produtivo familiar, que entendemos ser o principal problema ambiental do município de Bom Jardim.

O objetivo principal deste trabalho foi desenvolver estudos do meio físico-biótico, aspectos socioeconômicos e o zoneamento agroecológico, visando propor estratégias e ações que contribuam para o uso adequado e sustentável dos recursos solo e água do município de Bom Jardim, de forma integrada e harmônica com os demais componentes ambientais.

O zoneamento agroecológico do município apoiará uma política de (re)ordenamento de utilização do meio, segundo suas características físicas, bióticas e sócio-econômicas, por meio do agrupamento de áreas, cujos conjuntos formam unidades de terra relativamente homogêneas.

"

Ecossistema: Floresta Atlântica

Situação: concluído Data de Início: Wed Apr 01 00:00:00 GMT-03:00 2009 Data de Finalização: Wed Mar 31 00:00:00 GMT-03:00 2010

Unidade Lider: Embrapa Solos

Líder de projeto: Waldir de Carvalho Junior

Contato: waldir.carvalho@embrapa.br