Identificação, caracterização e incidência de viroses em pimenteira-do-reino no estado do Pará

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A cultura da pimenta-do-reino ( Piper nigrum L.) tem grande importância socioeconômica nos estados do Norte do Brasil, principalmente no Pará. Entretanto, a sua produção tem sido afetada por doenças, dentre elas as causadas por vírus como o Cucumber mosaic virus (CMV) e Piper yellow mottle virus (PYMoV). Embora esses vírus já tenham sido relatados em diversos estados do Brasil, há poucos estudos referentes às viroses que afetam essa cultura. Dessa forma, esta proposta visa à identificação, caracterização e levantamento da incidência das espécies de vírus que ocorrem em pimentais do estado do Pará e no Banco Ativo de Germoplasma de pimenteira-do-reino da Embrapa Amazônia Oriental. Além disso, visa ainda o desenvolvimento de protocolo para a realização da limpeza clonal de plantas com vírus; a identificação das espécies de cochonilhas vetoras do PYMoV; o estudo da gama de hospedeiras alternativas do PYMoV; e a avaliação da transmissão dos vírus por sementes de pimenteira-do-reino.

Os resultados obtidos neste projeto darão subsídios para a elaboração de estratégias de controle e para novos estudos, como a avaliação de resistência às doenças, da produtividade de acessos e cultivares e produção de plantas matrizes livres de vírus.

Ecossistema: Amazônico

Situação: concluído Data de Início: Sat Sep 01 00:00:00 GMT-03:00 2007 Data de Finalização: Mon Aug 31 00:00:00 GMT-03:00 2009

Unidade Lider: Embrapa Amazônia Oriental

Líder de projeto: Alessandra de Jesus Boari

Contato: alessandra.boari@embrapa.br