Composição e distribuição de comunidades de peixes na planície de inundação do rio Taquari, Pantanal, MS.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FREY-DARGAS, J. H.; AOKI, C.; ROSA, F. R. da; RESENDE, E. K. de

Resumo: Este estudo teve o objetivo de caracterizar a ictiofauna da planície de inundação bacia do baixo Rio Taquari (Pantanal, MS) quanto à estrutura e diversidade de suas comunidades. Foram realizadas capturas em estações hídricas contrastantes em cinco estações de coleta de dados. Para as coletas de dados foram utilizadas redes de arrasto e tarrafas, os indivíduos capturados foram identificados in locii, fotografados e soltos vivos no local de captura. No total foram registrados 5137 indivíduos distribuídos em 54 espécies pertencentes a 18 famílias e cinco ordens. A curva de rarefação tendeu à estabilização e o estimador ?Chao 1? indicou 66 espécies para a área. A maioria das espécies foi considerada rara e acidental. Os índices de Shannon encontrados são semelhantes aos observados em outros estudos no Pantanal. Não foi encontrada correlação significativa entre riqueza e distância do rio. Nenhuma das espécies registradas está ameaçada de extinção e várias apresentam potencial para utilização econômica.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Pantanal

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.