Caracterização de amido de pinhão modificado com soluções de ácido clorídrico 0,1 e 0,2M em presença de etanol e metanol.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RIBEIRO, L. S.; CORDOBA, L. P.; LACERDA, L. G.; LAZZAROTTO, M.; SCHNITZLER, E.

Resumo: O amido de pinhão possui propriedades interessantes, porém pouco foi estudado até o momento. Proveniente do Sul do Brasil, a semente da Araucária angustifolia serve de alimento para diversas culturas da região. Os amidos nativos de diversas fontes botânicas possuem características de interesse industrial, porém algumas só são adquiridas ou melhoradas mediante a aplicação de agentes que modifiquem as estruturas originais dos grânulos, como ácidos e oxidantes. O presente trabalho teve como objetivo estudar propriedades do amido de pinhão nativo e este modificado, utilizando ácido clorídrico 0,1M e 0,2M, em meio etanólico e metanólico. Pelas curvas DSC foi possível determinar as temperaturas ?onset?, de pico e de conclusão do processo de gelatinização das amostras, além de se determinar a entalpia envolvida no processo. Pelas imagens NC-AFM pode-se medir o tamanho dos grânulos dos amidos e a rugosidade dos mesmos antes e após as modificações. Por meio da técnica TG-DTG, foi possível observar um perfil de perda de massa semelhante para todas as amostras, com 3 etapas definidas, sendo a 1ª referente à desidratação da amostra e a 2ª e 3ª referente à decomposição da matéria orgânica à cinzas. Através da análise de propriedade de pasta (RVA) se observou o perfil reológico das amostras, podendo determinar temperatura de pico, viscosidade final e retrogradação.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Conteúdo relacionado

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.