Indices de vegetacao para estimativa de biomassa e carbono em uma area de Caatinga.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LIMA JUNIOR, C.; GIONGO, V.; TAURA, T. A.; LIMA, R. L. F. A.; MENEZES, R. S. C.

Resumo: Com o objetivo de estimar o estoque de biomassa aérea e o carbono de uma área de caatinga, foi feita a correlação entre os valores de biomassa da caatinga arbórea medidos em campo e os índices de vegetação pela diferença normalizada (IVDN) e pelo ajuste do solo (IVAS) calculados com uso de cenas do sensor Landsat-5 TM. No campo, vinte parcelas com área de 10 x 20 m foram georeferenciadas e todas as plantas lenhosas vivas com diâmetro à altura do peito (DAP) igual ou maior que 3 cm foram identificadas, tiveram suas alturas e DAPs medidos e suas biomassas estimadas a partir de equações alométricas. O IVDN variou de 0,41 a 0,71 e o IVAS variou de 0,34 a 0,60. O melhor ajuste de regressão linear foi obtido entre o IVDN e a biomassa, apresentando coeficiente de regressão R2=0,70 e desvio padrão de 8,4 ton. ha-1. A biomassa aérea média na área de estudo é de 30 tMS.ha-1 e o estoque de carbono de 15 tMS.ha-1.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.