Etnobotânica e uso de plantas medicinais no município de Cruzeiro do Sul, Acre.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MARTINS, W. M. de O.; PAIVA, F. S.; SANTOS, R. C. dos; SIVIERO, A.; BANTEL, C. A.

Resumo: As plantas medicinais representam uma importante ferramenta na promoção da saúde, principalmente em comunidades mais remotas da Amazônia. O objetivo deste estudo foi realizar um estudo etnobotânico de plantas medicinais utilizadas pelos raizeiros no município de Cruzeiro do Sul, Acre. Foi realizado um levantamento através de questionários presenciais semi-estruturados, com perguntas abertas e discursivas. A identificação botânica foi realizado em campo e por comparação de literatura especializada. Os raizeiros do município de Cruzeiro do Sul fazem um uso diversificado de plantas medicinais. Foram identificadas 33 espécies vegetais com propriedades terapêuticas, distribuídas em 12 famílias botânicas, destacando-se Asteraceae, Lamiaceae, Caesalpinioideae, Euphorbiaceae e Malvaceae. As plantas mencionadas com maior frequência foram: alfavaca (Ocimum thyrsi-florum L.), boldo (Vernonia condensata Baker), crajirú (Fridericia chic L. G. Lohmann), agrião (Nasturtium officinale R. Br.), malva-risco (Plectranthus amboinicus Spreng), erva-cidreira (Lippia alba Mill.), babosa (Aloe vera L.), mastruz (Chenopodium ambrosioides L.), hortelã (Mentha arvensis L.) e carqueja (Baccharistrimera sp.). Quantoa parte da planta utilizada a folha fresca (68%) é a mais comum, seguida de raízes (20%), casca (8%), flor (3%) e semente (1%). Verificou-se o uso combinado de plantas com outros ingredientes como o mel de abelha, alho e óleos vegetais, além de outras plantas. Observou-se que a maioria (33%) das espécies encontradas são indicadas para afecções do sistema respiratório, seguida do sistema digestivo (24%) e doenças do sistema ósteo-muscular (13%). O emprego nos sintomas e sinais gerais (10%) incluem febres e cefaléias, seguidas de doenças genito-urinário (8%), nutricionais e metabólicas (6%), intestinais e helmintíases (4%) e outras doenças tropicais (2%). Conclui-se que é diversificado o uso de espécies vegetais utilizadas pelos raizeiros do município de Cruzeiro do Sul. A fitoterapia na região pesquisada é conservada, mantendo-se a identidade com o etnoconhecimento local.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Acre

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.