Compostagem de misturas de capim-elefante com crotalária inoculadas com adição de esterco bovino ou biofertilizante.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LEAL, M. A. de A.; GUERRA, J. G. M.; PEIXOTO, R. T. dos G.; ROCHA, M. dos S.

Resumo: A compostagem é uma técnica que proporciona as condições ideais para obtenção de fertilizantes orgânicos humificados, ricos em nutrientes e com reduzidas cargas de contaminações químicas e biológicas. Durante a compostagem ocorrem reações químicas e processos metabólicos proporcionados pelos microrganismos presentes, o que pode justificar a utilização de inoculantes visando aumentar a eficiência desta técnica. A viabilidade econômica da compostagem depende da utilização de matérias primas abundantes, de custo competitivo e com reduzidos níveis de contaminação química e biológica. Este trabalho teve como objetivo avaliar a compostagem de misturas com 66% de capim elefante (Pennisetum purpureum Schum.) + 33% de crotalária (Crotalaria juncea L.) inoculadas com adição de esterco bovino ou de biofertilizante Agrobio. Durante 180 dias de incubação foram avaliadas as seguintes características: temperatura das pilhas, pH, condutividade elétrica, densidade e teores de matéria orgânica e de N. Perdas de massa, de volume e de conteúdo de N foram avaliadas aos 90 dias de incubação, quando se constatou a estabilização do processo. Ocorreu elevação da temperatura no início da compostagem, indicando elevada atividade biológica, independente da utilização de esterco ou de biofertilizante. Constatou-se que é possível obter compostos orgânicos estáveis e com elevados teores de N a partir da mistura de apenas capim-elefante com crotalária.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.