Produção de bananeira em cultivo convencional e orgânico sob irrigação em assentamento do Semiárido.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: COELHO, E. F.; PARIZOTTO, I.; SILVA, T. S. M. da; ARAUJO, R. T. M.; OLIVEIRA, B. R.

Resumo: A agricultura irrigada constitui-se como a única opção para o desenvolvimento dos assentamentos instalados no Semiárido. O trabalho teve como objetivo avaliar duas cultivares de bananeira sob cultivo convencional e orgânico, irrigada por três sistemas com emissores: gotejador regulável, Bubbler e microdifusor. A pesquisa foi desenvolvida no Assentamento Conselheiro, Barra, BA, em dois experimentos, um com sistema de cultivo convencional e outro com o cultivo orgânico, nestes foram instalados três sistemas de irrigação e foram plantadas duas cultivares de bananeira (Grand Naine e SH3640). O delineamento foi inteiramente casualizado com cinco repetições, em esquema de parcelas subdivididas. Os resultados mostraram que no sistema convencional o peso médio de pencas por planta da cultivar da cultivar SH3640 foi superior ao da Grand Naine sob irrigação por microdifusor. Na parcela de cultivo orgânico as médias de produtividade não diferiram entre as cultivares e entre os sistemas de irrigação.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Palavras-chave: Agricultura familiar, Banana

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.