Determinação de carotenoides e atividade antioxidante de pimentas provenientes da região amazônica.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CARVALHO, A. V.; RIOS, A. O.; MACIEL, R. A.; MORESCO, K. S.; BECKMAN, J. C.

Resumo: Três genótipos de pimentas (Capsicum annun L. e Capsicum chinense Jacq) foram analisados quanto ao perfil de carotenoides e atividade antioxidante. Os carotenoides all-trans-luteína e zeaxantina foram encontrados em todas as amostras analisadas. O genótipo IAN 186301 se destacou em relação aos carotenoides ?-criptoxantina, ?-caroteno e ?-caroteno, bem como em relação ao teor de carotenoides totais. Para a capacidade antioxidante a pimenta IAN 186301 também apresentou a maior atividade antioxidante (2061,57 g/g DPPH?), enquanto a pimenta IAN 186313 apresentou a menor atividade antioxidante, (4905,06 g/g DPPH?). Conclui-se que o genótipo IAN 186301 (Capsicum annun L.) apresenta potencial para ser selecionado em trabalhos de melhoramento genético para obtenção de variedades com alto teor de carotenoides e capacidade antioxidante.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.