Variabilidade espacial solo avaliada pela condutividade elétrica aparente e espectroscopia de fluorescência de raio-X.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BERNARDI, A.C.C.; SOUZA, G. B.; MARANHÃO, G. B.; SANTOS, K. E. L.; LUCHIARI-JUNIOR, A.; BASSOI, L. H.; RABELLO, L. M.; INAMASU, R. Y.; VAZ, C. M. P.

Resumo: Resumo: O conhecimento da variabilidade espacial das propriedades do solo é útil para subsidiar as decisões sobre o manejo tanto do solo como das culturas. O objetivo deste trabalho foi o mapear a variabilidade espacial dos parâmetros do solo da área experimental do LANAPRE. O estudo foi conduzido em área de 3 ha em São Carlos (SP). Para a caracterização dos teores totais de componentes do solo utilizou-se um espectrômetro portátil de fluorescência de raio-X (XRF). A condutividade elétrica aparente do solo (CEa) foi medida com um protótipo de sensor de contato nas profundidades de 0-30 e 0-90cm. A variabilidade espacial das propriedades do solo medidas pelas diferentes técnicas foi modelada utilizando semivariogramas. Os mapas foram obtidos por krigagem com o software Vesper. Os resultados indicaram houve correlação inversa entre o teor de Si e a condutividade elétrica aparente do solo em ambas as profundidades (r=-0,344 e -0,369).

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.