Associações de fontes energéticas e protéicas em suplementos múltiplos para tourinhos na fase de recria em pastagens, durante o período de transição seca-águas: desempenho produtivo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Os planos nutricionais para bovinos de corte em pastejo são cada vez mais baseados em fontes suplementares, buscando o melhor ajuste das exigências nutricionais com a dieta fornecida aos animais. Neste contexto, avaliou-se o desempenho produtivo em tourinhos mestiços em fase de recria, recebendo diferentes suplementos em pastagem de Brachiaria decumbens. A área foi dividida em cinco piquetes de 2,0 ha cada, com disponibilidade média de matéria seca e matéria seca potencialmente digestível de 3,13 e 1,98 t/ha, respectivamente. Foram utilizados 30 tourinhos, com peso e idade iniciais médios de 268 ±6,70 kg e 8,5 meses, em delineamento inteiramente casualizado, contendo cinco tratamentos, sendo quatro diferentes combinações de fontes protéicas e energéticas formulados para atender 15% das exigências de nutrientes digestíveis totais para um animal de 250 kg com ganho médio diário de 1,0kg, mais mistura mineral (MM; 60 g/animal). Os animais responderam ao uso de suplementos múltiplos (P<0,10) ganhando mais peso (46,81%), independente das combinações protéico-energéticas, quando comparado aos animais recebendo apenas MM. O uso do grão de milho triturado ou do farelo de trigo, como fontes energéticas, associados ao farelo de soja ou a mistura uréia/sulfato de amônia na formulação, aumenta o desempenho de tourinhos na fase de recria, durante o período de transição seca-águas, reduzindo o tempo de permanência desta categoria na propriedade. Os suplementos contendo milho e diferentes fontes protéicas resultam em menor utilização de insumos por quilograma de ganho de peso quando comparado as combinações usando farelo de trigo.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Acre

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.