Benefícios ambientais da arborização urbana em Mogi Guaçu, SP.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SCANAVACA JUNIOR, L.; CORRÊA, R. F. M.

Resumo: Resumo: A arborização urbana é importante não só pela estética e relaxamento mental, mas pode nos proporcionar uma série de benefícios ambientais como: a purificação do ar pela depuração física, química e biológica, redução da temperatura e aumento da umidade relativa, diminuição dos riscos de enchentes, abrigo e alimento para a fauna, entre outros. O presente trabalho objetivou avaliar a arborização urbana de Mogi Guaçu, descrevendo os principais benefícios ambientais proporcionados pela arborização do município e medidas para melhorar a qualidade da arborização. Foi feita uma amostragem estratificada em cinco bairros, totalizando 75 quadras (quarteirões), possibilitando a identificação das 1290 espécies, de acordo com a classificação de Engler. Mogi Guaçu apresentou Índice Verde por Habitante (IVH) médio de 3,09 m2/habitante, mas com potencial muito bom para o aumento e com baixo custo. Há um predomínio de espécies exóticas (77,99%) e quatro espécies são responsáveis por 71,45% das árvores.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.