Utilizando uma técnica do pseudossincronismo para prolongar o tempo de vida de uma rede de sensores sem fio.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: YANO, I. H.; OLIVEIRA, V. C. de; BECKER, M.; CORREA, A. S.

Resumo: Este artigo propõe uma solução para aumentar o tempo de vida de nós repetidores para Redes de Sensores Sem Fio. Os nós repetidores tem a função de permitir a comunicação entre os nós de coleta de dados e uma base central, uma vez que os dispositivos utilizados neste tipo de rede tem limitado alcance de sinal de rádio. Outra restrição dos nós de redes de sensores sem fio é seu curto tempo de vida, devido à limitada autonomia de carga de suas baterias. Isso reforça a importância de poupar energia dos nós repetidores, a fim de mantê-los ativos o maior tempo possível, sem os quais a transmissão de dados não seria possível. A contribuição deste trabalho é o prolongamento do tempo de vida de nós repetidores, através da implementação de uma estratégia de dormência. Cujo resultado foi a ampliação significativa do tempo de vida dos nós repetidores em mais de 326%.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.