Caracterização de Erinnyis ello Granulovirus isolado de populações de mandarová da mandioca em Cruzeiro do Sul, Acre.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SIHLER, W.; SANCHES, M. M.; FALCAO, R.; FAZOLIN, M.; ESTRELA, J. L. V.; SOUZA, M. L. de

Resumo: Baculovirus são vírus em forma de bastão, envelopados, com DNA dupla fita circular, sendo que a maioria das espécies infecta insetos da ordem Lepidóptera. Devido a seu potencial como agentes de controle de pragas na agricultura e florestas, eles tem sido empregados com sucesso como bioinseticidas. O mandarová da mandioca (Erinnyis ello) é uma importante praga da mandioca e da seringueira com alta capacidade de migração. Neste trabalho é apresentada a caracterização de um baculovírus com ocorrência em populações de Erinnyis ello em área privada (agricultura familiar) no município de Cruzeiro do Sul, Acre (Latitude -7,55086; Longitude -72,72570). Inicialmente partículas virais foram purificadas de larvas com sintomas de infecção através de ultracentrifugação em gradiente de sacarose. Após tratamento para microscopia eletrônica seguido de contraste com acetato de uranila 2%, as partículas foram fotografadas utilizando-se microscópio eletrônico JEOL 1011. O vírus de forma ovalada, apresentando apenas um vírion por envelope e com menos de 0,5 uM, foi identificado como sendo do gênero Betabaculovirus (extinto gênero Granulovirus) da família Baculoviridae. Em seguida o DNA viral foi extraído através de ciclos de fenol e clorofórmio, digerido com diferentes enzimas de restrição e submetido a eletroforese em gel de agarose. A analise dos perfis de restrição obtidos com as enzimas Bam HI e com Hind III revelou um total de sete e de três fragmentos, respectivamente. Na clivagem com Pst I, foram identificados oito fragmentos molares e três submolares. Na digestão com Eco RI foi observado um número superior a vinte fragmentos incluindo várias bandas submolares. Embora tenha apresentado algumas diferenças, o perfil de restrição do DNA do isolado EeGV coletado no Acre foi similar ao descrito para o isolado EeGV proveniente de Itajai, SC, cujo genoma completo possui 102,759 bp. A determinação da sequência genômica do isolado do Acre encontra-se em andamento.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.